Caixa de pesquisa

Sobre o Rock cristão no Brasil e no mundo

domingo, 18 de novembro de 2012


O Rock cristão é um estilo musical que procura combinar a musicalidade e o ritmo do Rock and roll com a temática de letras cristãs.

Musicalmente é difícil definir o Rock Cristão. Dentro deste termo co-existem diversos grupos, cada um seguindo um subgênero do Rock. Por isso o termo Rock cristão é uma espécie de "guarda-chuva", englobando bandas muito diferentes, mesclando tendências que vão do Blues tradicional ao Rock alternativo e do Pop ao Heavy Metal.

Além desse problema na definição, as bandas de Rock cristão, não raro, mudam de estilo ao longo da carreira, adequando-se ao gosto do público ou adaptando-se conforme ocorrem mudanças em suas formações.

O Rock Cristão surgiu nos meados dos anos 60, acompanhando as tendências musicais dos anos 60 e o movimento Hippie. Muitos dos primeiros grupos eram integrantes do Jesus Movement, movimento que surgiu no rastro da contra-cultura hippie e que buscava oferecer uma perspectiva de vida cristã aos jovens desestimulados com as propostas de paz e amor baseados em drogas e sexo livre.

As primeiras bandas foram mal recebidas pelas igrejas protestantes, pois o Rock era tido como "música do diabo" e associado com um comportamento socialmente repreensível.

Com o tempo a música foi ganhando credibilidade por, entre outros motivos, ser meio de aproximação dos jovens ao cristianismo.

A partir dos anos 1980 as bandas do Rock cristão foram gradualmente se contextualizando e angariando uma aceitação do público protestante cada vez maior.

Começaram a atrair o interesse da mídia e de gravadoras seculares, conseguindo grandes contratos, maior exposição e sucesso internacional. Muitas bandas novas surgiram e continuam surgindo, consolidando o gênero e dissociando-o cada vez mais do seu ambiente eclesiástico original.

O Rock cristão no Brasil teve início na década de 70, na mesma época em que o rock brasileiro despontava no cenário nacional. Entretanto, só alcançou popularidade no meio cristão na década de 90.

Década de 70


A banda que mais alcançou notoriedade no Brasil no rock cristão durante a década de 70 foi a pioneira Banda Êxodos. O grupo causou polêmica e pressão por parte dos evangélicos da obra, quando, sem nenhum disco gravado e sem espaço no meio, terminou suas atividades em 1977. A canção mais conhecida do grupo foi "Galhos Secos".

Por conta da aversão da maior parte dos evangélicos em relação ao rock na época, considerando o gênero como "música do diabo", geralmente os músicos e bandas colocavam em seus discos no máximo três canções de rock. Alguns LPs são considerados os primeiros do gênero no Brasil, como o Saudosa Mamãe e Plena Paz de Triumpho (1972 e 1973), houve também Recordação, de Antônio Carlos, Sorria de Trio Maranata, Mensagem para você de Nicoleti e o disco Poder infinito de Paulo José. Os cantores também lançaram 2 LPs entre 1973 e 1975.

Muitos destes músicos, além de outros durante a década, não continuaram seu trabalho.

Década de 80


Mesmo com o fim de várias bandas e da atividades de músicos no rock cristão brasileiro, surge muitos outros. A década de 80 é marcada pelos trabalhos de Janires Magalhães Manso, um dos maiores compositores da história da música cristã brasileira. Fundou o Rebanhão, outra banda que teve suas músicas censuradas em grande parte nas igrejas brasileiras. Do Rebanhão surgiu outros músicos relevantes para a música cristã, como Carlinhos Félix.

Após deixar o Rebanhão, Janires foi para Belo Horizonte onde fundou a Banda Azul. Após a gravação do clássico Espelho nos Olhos, o cantor faleceu em um acidente, sido enterrado em Brasília.

No final dessa década surgiram algumas bandas que seriam as mais notáveis da década seguinte, como Oficina G3, Resgate, Fruto Sagrado, Catedral, Rosa de Saron, entre outras. Surgiu também o Sinal de Alerta, que gravou vários LPs na década de 80


Em 1988 também surgiu num porão de uma igreja evangélica árabe o Katsbarnea, fundado por quatro pessoas, dentre eles Brother Simion e Paulinho Makuko. A banda ficou conhecida por suas letras e o som experimental, encontrado na fita cassete O Som que Te Faz Girar.


Década de 2000

A partir dessa década, pouca coisa aconteceu. A entrada do Oficina G3 na MK Music fez com a popularidade desta aumentasse, fazendo-a participar do Rock in Rio 3, além do Catedral, que começou a fazer parte de uma gravadora secular.

Ocorre várias dissidências nas bandas mais populares, como a saída de PG do Oficina G3, de Brother Simion do Katsbarnea, entretanto tais bandas prosseguiram em atividade. Surge também o Militantes.

Em 2008, uma matéria da Revista Rolling Stone fez uma entrevista com alguns músicos de rock cristão. Paulinho Makuko, então vocalista do Kats declarou: "Isso é careta. O gospel nasceu, começou a crescer e parou porque voltou a ser música da igreja. O gospel mesmo, no Brasil, não existe. Não existe alguém como a Mahalia Jackson".

Com o surgimento de bandas de louvor e adoração, como Diante do Trono, a música cristã se voltou internamente. Bandas de música congregacional, como o Trazendo a Arca e Livres para Adorar, aos poucos foram agregando características do rock em suas músicas.

Cantores e cantoras solos como Heloisa Rosae Nívea Soares começaram a unir o gênero com o rock, com destaque para o britânico.Em 2008, surgiu o Palavrantiga, que teve seu trabalho elogiado no meio cristão.


Essa imagem provavelmente você já deve ter visto antes, ela foi criada pela pagina @ClubOficina_G3 no facebook e rodou pelas paginas que retratam o rock de modo geral, o cristianismo, e até mesmo paginas fora do tema, perfis de usuários, tanto na capa ou foto de perfil e até mesmo em blogs cristãos na internet.

Com informações de Wikipédia.


Comentários

 

Playlist #1

OUÇA! \O

Top Cliques da última semana