Caixa de pesquisa

Alguns dos principais discos nacionais do Rock Cristão

quarta-feira, 24 de julho de 2013

O Rock cristão no Brasil ainda engatinhava quando em outros lugares do mundo já existiam bandas de grande sucesso nos anos 80. Podemos dizer que a primeira banda de rock cristão no Brasil foi o Exodos no inicio dos anos 70, eles sofreram grande preconceito e não chegaram a gravar discos na época. Nos anos 80 surgiram bandas como REBANHÃO e SINAL DE ALERTA gravando os primeiros álbuns por completo no ritmo rock. Também sofreram preconceito mais abriram portas para o que viria a seguir.
No final dos anos 80 houve uma explosão de bandas nesse estilo, e nos anos 90 foi se popularizando ainda mais e se firmando. Essa lista não contém necessariamente os melhores discos mas alguns dos melhores; alguns discos e bandas ficaram de fora e poderiam integrar essa lista, mas é normal pois foram escolhidos dez discos, então não poderiam conter todos os discos, mas foram escolhidos discos que exemplificam o que existe de melhor no rock brasileiro com temáticas cristãs. Eu não foquei no metal nessa lista, grandes bandas de metal cristão podiam ter sido citadas como METAL NOBRE e ANTIDEMON, mas nesse caso foquei mais nas bandas de rock.
Então a seguir temos dez álbuns de nove das mais importantes bandas do cenário no país. Boa leitura!

RESGATE – “On the rock”

Lançado em 1995 esse é o terceiro álbum da banda e na minha opinião o mais inspirado. Nele nos encontramos guitarras bem trabalhadas, ótimos riffs, bons solos, letras muito boas(caracteristica do RESGATE), enfim, um hard rock da melhor qualidade!
O rock and roll direto é característica da maioria das músicas, fazendo com que as duas baladas se destacassem ainda mais, e se tornassem clássicos do grupo, são belas músicas (5:50 e Palavras). Atualmente a banda tem o selo da sony music. Esse álbum é uma amostra do Resgate em sua melhor forma, altamente recomendado.
Destaques: “Doutores da lei”, “Casa sobre a areia” “Palavras”.

OFICINA G3 – “Indiferença”

Esse disco é de 1996, e contém alguns dos maiores clássicos do OFICINA, como “Espelhos mágicos” e “Indiferença” por exemplo. Foi um álbum muito bem recebido pelo público, e é facil entender, era o melhor álbum da banda até então, soava como um hard/heavy pesado e ritmado, Juninho simplesmente destruindo na guitarra, músicas realmente memoráveis, um grande trabalho. Esse álbum marca a estreia de Jean Carllos nos teclados, que caiu como uma luva pois é um grande tecladista e até hoje faz parte da banda, e também o último trabalho do vocalista Manga com o OFICINA G3. Esse disco marcou a historia do grupo e do rock cristão nacional.
Destaques: “Espelhos mágicos”, Glória intrumental”, “Não temas”.

STAUROS – “O sentido da vida”

Esse é o primeiro disco clássico dessa que pode facilmente ser considerada uma das melhores bandas de heavy metal do país, quem já ouviu o disco seaquake sabe do que estou falando. Foi lançado em 1997 pela Gospel Records, teve reconhecimento pela imprensa especializada e pelos fãs teve inclusive músicas incluídas na compilação da revista “Heavens Metal Magazine”. É um excelente disco, grande atuação dos musicos, o ótimo vocalista Celso de Freyn faz uma das suas melhores performances nesse álbum; Um grande disco de heavy metal!
Destaques: “A guerra final”, “Toda dor”, “O preço da liberdade”.

KATSBARNEA – “Cristo ou Barrabás”

Esse é o terceiro disco de estúdio do Katsbarnea (que é uma das bandas pioneiras do movimento rock cristão no Brasil). Sempre houve mudanças na formação da banda e na sonoridade, mudanças para melhor no lançamento de Cristo ou Barrabas de 1993. Seja no hard rock de “Parede branqueada”, “ Shine on your face” ou nas ecléticas (característica da banda) “Amor”, “Remedio pra dormir”, se nota a grande qualidade do álbum, suas letras e a pegada da banda em si são fantásticas, na minha opinião o melhor disco do Katsbarnea.
Destaques: “Parede branqueada”, “Shine on your face”, “Cristo ou Barrabás”.

FRUTO SAGRADO – “O que na verdade somos”

O primeiro disco da banda pelo selo da MK music, lançado em 2003, teve participação do cantor João Alexandre na faixa “Sangue de Abel”. É também uma das bandas pioneiras do movimento rock cristão no país, sendo fundada em 1988 pelo vocalista Marcão. Entre os temas abordados pela banda estão letras de críticas sociais, religiosas e ideológicas. Letras inteligentes são uma das características do grupo e também desse disco, além de um som pesado e flerte com o nu-metal.
Destaques: “A sanguessuga”, “Não quero mais acordar assim”, “Vício”

CATEDRAL – “Está consumado”

O CATEDRAL ganhou maior reconhecimento quando assinou com a gravadora Warner Music, gravando bons trabalhos com clipes na MTV e indicações a prêmios. Mas muito antes disso, em 1993 lançaram esse ótimo disco duplo, que contou com ótimas performances do excelente guitarrista Cezar que infelizmente faleceu num acidente automobilístico em 2003, e do grande baixista Julio. É um exemplo de bom disco de pop rock, com o diferencial do virtuosismo de Cezar na guitarra, de fato a banda perdeu muito musicalmente sem ele. Nesse disco foi regravada a música “Galhos secos”, original da banda Exodos, música essa que voltou à mídia graças ao vídeo fenômeno no youtube, o famoso “para nossa alegria”.
Destaques: “Carpe diem”, “Pelas ruas da cidade”, “Galhos secos”.

MILITANTES – “Escute o que eu digo e faça como eu faço”

O MILITANTES é uma banda de punk rock formada em 1999. Não existem muitas bandas desse estilo no rock cristão do Brasil, mas o Militantes foi uma das que conseguiram o maior reconhecimento. Lançaram seu primeiro disco em 2002 e em 2004 lançaram esse álbum, “Escute o que eu digo e faça como eu faço”, que teve uma grande evolução na qualidade se comparado ao primeiro. São boas letras e a pegada crua do punk que fazem esse um bom disco. Teve a participação de Rodolfo (ex Raimundos) numa das faixas.
Destaques: “A verdade”, “Um outro lugar”, “O velho homem”.

REBANHÃO – “Novo dia”

O REBANHÃO talvez seja o principal percursor do rock cristão no país, não a primeira banda, mas ao gravar discos com grande reconhecimento abriu portas para as outras que viriam no final dos anos 80. Eles sofreram muito com o preconceito na época, mas se mantiveram firmes e nos proporcionaram ótimos trabalhos, como o excelente disco “Novo dia” de 1987 pelo selo PolyGram.
Esse álbum contem clássicos da música cristã brasileira não só no rock mais de maneira geral, “Primeiro amor”, “Nele você pode confiar”, “Jesus é amor” são clássicos que atravessaram gerações. É um rock and roll/pop rock bem levezinho mas muito bem produzido e arranjado, lembra Elvis e Beatles em alguns momentos, muito recomendado!
Destaques: "Novo dia", "Nele você pode confiar", "Primeiro amor".

SINAL DE ALERTA- “Sinal de Alerta”

Junto com o REBANHÃO outra banda pioneira, que abriu portas e influênciou gente como CATEDRAL. Sendo da mesma época que o Rebanhão, tem alguns aspectos semelhantes na sonoridade também. É um pop rock também bem leve mas bem feito, belas letras, e tendo a música “Creio” alcançado boa repercussão. A banda lançou outros discos após este, que foi seu primeiro, mas “Sinal de Alerta” foi o mais vendido segundo dito numa entrevista da banda em 2005. Pelo fato do pioneirismo e também qualidade das músicas esse disco que foi lançado em 1985 é tão importante para a carreira da banda.
Destaques: “Creio”, “Festa Santa”

OFICINA G3 – “Depois da Guerra”

O OFICINA é a maior banda de rock cristão da América Latina, tem um grande reconhecimento do público e crítica, tem músicos acima da média, mais de 20 anos de estrada. Após "Indiferença", com a entrada de PG nos vocais, a banda seguiu um caminho mais voltado pro pop rock, não que fossem trabalhos ruins mais deixaram a desejar se comparados com o álbum “Indiferença”. Essa mudança ampliou o público da banda e decepcionou alguns fãs antigos. De qualquer forma, com a saída de PG, a banda voltou com a sonoridade mais pesada, mas dessa vez mais para o lado do progressivo ao invés do hard rock inicial. Depois dos bons trabalhos “Além do que os olhos podem ver” e “Elektracustica”, a banda lançou seu melhor disco e também um dos melhores discos do rock/metal brasileiro de modo geral, o “Depois da Guerra”. É um metal progressivo com uns toques de metalcore, lembra o Dream Theater; um disco pesado, coeso, muito bem produzido, fantástico tecnicamente, aclamado pela crítica e pelo público e vencedor de um Grammy Latino em 2009. Para os amantes do bom rock and roll que está saturado com as bandas podres de rock no Brasil que são vendidos atualmente pela grande mídia, está aqui mais uma opção de rock da melhor qualidade feito made in Brazil.
Destaques: “Meus próprios meios”, “Incondicional”, “Better”.


Fonte: 
whiplash.net


Comentários

 

Playlist #1

OUÇA! \O

Top Cliques da última semana