Caixa de pesquisa

Austrália: Conheça a banda 'Newsboys'

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Newsboys é uma banda cristã de pop rock. A banda foi formada na Austrália em 1985 e foi uma das bandas cristãs mais populares e mais performáticos da música gospel na década passada.



Os membros da primeira formação do Newsboys, o vocalista John James e o então baterista Peter Furler, deram forma à banda na cidade de Mooloolaba, Austrália em 1985. James e Furler tocaram - anteriormente - em uma banda chamada "A notícia" (The Notice). A banda veio aos EUA alguns anos mais tarde após assinarem com contrato com a StarSongs (extinta gravadora gospel) lançando então 03 álbuns de 1988 a 1991. Nenhum dos três álbuns ganhou muita atenção, e a formação da banda mudava a cada lançamento. Não chamava até seu álbum de 1992, "Not ashamed", que a banda se tornou notável na cena cristã musical. A faixa que dá origem ao trabalho transformou-se um hit nas rádios cristãs e elevou-se o perfil da banda consideravelmente. Notavelmente, Steve Taylor, um cantor solo com pouca participação (embora renomado em outros meios) dentro da comunidade crista da música, começou uma parceria com a banda, produzindo o trabalho da banda e escrevendo a maioria das melodias para suas canções; Furler remanesceu como compositor preliminar da banda.

Em 1994, entre mudanças continuadas do lineup, o "Going Public", seu quinto álbum dispara seu primeiro grande sucesso. O trabalho registra a famosa balada "Shine". "Shine" transformou-se rapidamente num hit sendo uma das canções mais conhecidas na música crista. Em 2006, a revista CCM elegeu "Shine"" em 2º lugar no ranking das 100 maiores canções da música cristã. "Going Public" transformou o Newsboys em uma das maiores bandas cristão do planeta.

O próximo trabalho, "Take to me leader" (1996), não decepcionou os fãs em nada. Em geral, mostrando um som voltado mais para o rock do que os projetos anteriores, o álbum contém vários sucessos incluindo "Breakfast", outra grande música da banda além, é claro, da faixa-título. O álbum consolidou o lugar da banda na indústria da gospel music; entretanto, sua posição ameaça-se abalar quando o vocalista principal - John James - deixa a banda em 1997. A banda se mobilizou colocando Furler no comando do vocal e Duncan Phillips, que tinham tocado anteriormente teclados e percussão para a banda, assentou-se (e muito bem) como o novo baterista. De 98 a 2003, o line-up da banda manteve-se assim: Furler, o baixista Phil Joel, o guitarrista Jody Davis, teclados Jeff Frankenstein, e Phillips.

Quando o Newsboys liberou seu primeiro trabalho pós-James, "Step Up Microphone" (1998), tornou-se rapidamente sucesso mantendo a popularidade da banda intacta; o álbum vendeu bem e colocou, entre outros sucessos, "Entertaining Angels". Durante a turne deste disco o Newsboys - com shows cada vez maiores e melhores - eles criaram uma plataforma de bateria que inclinava-se para baixo até 90 graus . Na verdade, havia duas baterias no show e Phillips ficava "amarrado" ao assento através de correias, assim não cairia enquanto a plataforma girava. Esta "maluquice" usada em grande parte dos shows incrementou, ainda mais, a popularização da banda.

A banda retornou em 1999 com o disco impar intitulado "Love Libert Disco", o único álbum da banda que difere-se do seu tradicional pop-rock. O disco é inspirado nas batidas dos anos 60. Este álbum, embora com boa vendagem, não colocou nenhum "hit" nas rádios(o que é uma pena).



Comentários

 

Playlist #1

OUÇA! \O

Top Cliques da última semana